Hong Kong

Estar em Hong Kong é atravessar muitos anos na história, num projeto de vários povos. Entre a península de Kowloon, a ilha de Hong Kong e os Novos Territórios as possibilidades passeiam entre o cosmopolitano, a paisagem natural e os vilarejos - que, é claro, guardam costumes muito tradicionais. Prepare-se para se encantar com o ritmo de Hong Kong, seja à altura do chão com os bondinhos, seja do céu com os skylines.

Hong Kong: Tudo que há em volta de Victoria Harbour

As principais regiões de Hong Kong são a Península de Kowloon, a Ilha de Hong Kong e os Novos Territórios. A cultura é extremamente influenciada pela imigração ao longo dos séculos e você verá isso, principalmente, visitando o distrito de Sha Tin. A ponta da península de Kowloon que se junta à ilha principal é uma região muito rica em tradições, vistas para o mar e, é claro, para a Victoria Bay. O cantonês é o idioma oficial e, como esperado, a cultura cantonesa acaba se destacando mais que as outras nesse quadro cheio de origens dos costumes. 

 

Nesse estilo “melting pot”, o Ko Shan Theatre é um dos centros de difusão da cultura cantonesa que envolve o ritmo musical de Guangdong bem como incorpora as artes marciais, as acrobacias e incríveis atuações. Já a marca principal dos Chiu Chow, outro grupo muito presente no cotidiano de Hong Kong, é o Hungry Ghost Festival (ou Yu Lan). Ainda em Kowloon, o Temple Street Night Market, no distrito de Mong Kok, é lugar de restaurantes e bares populares e um dos pontos de compras mais famosos. A meia hora dali em direção ao porto, se prepare para o espetáculo A Symphony of Lights, um show de luzes interativas que inclui os prédios da Ilha de Hong Kong e Kowloon.

 

A Ilha de Lantau, parte dos Novos Territórios, onde fica o Aeroporto Internacional de Hong Kong, também tem seus encantos, como o enorme Buda Tian Tan - maior estátua de bronze fora de um templo . E a melhor parte é como chegar: de teleférico. O trajeto começa em Kowloon ou na Ilha de Hong Kong para Tung Chung, norte de Lantau. Ao longo de quase 6 km a visão é panorâmica e, não tem como negar, muito bonita. Perto dali, fica o Monastério Po Lin, o mais popular templo budista de Hong Kong, e para resgatar um pouco sobre o passado de Hong Kong vale parar na vila de pescadores de Tai O.

 

Para conhecer a Ilha de Hong Kong caminhe até o Terminal Star Ferry e pegue um barco até Victoria Harbour. Ali, você pode pegar o caminho pelas enormes escadas rolantes (Central-Mid-Level Escalators) e desembarcar nos points de compras do centro. Uma boa pedida é aproveitar para passear pela cidade de ding ding (bondes), especialmente pela região de Wan Chai e Happy Valley, famosos subúrbios de Hong Kong. Uma das programações favoritas na ilha é subir o Pico Victoria e, indo para o sul, visitar o Aberdeen Harbour, onde o transporte principal é o walla-walla.

 

Programe-se | O Ano Novo Chinês é o maior evento de Hong Kong e acontece em meados de fevereiro. O mês de março, por sua vez, é muito esperado pela programação completa em artes, conhecido como Hong Kong Arts Month -  inúmeras atrações todos os dias para você escolher, do ballet a exposições. Em junho, temporada de verão em Hong Kong, tem o famoso Hong Kong Dragon Boat Carnival, que é realizado ao mesmo tempo que o BeerFest. Em novembro, acontece o Hong Kong Great November Fest, festival de gastronomia que experimenta desde as ideias gourmets aos pratos mais típicos. E, fechando o calendário, as festas de dezembro vêm, é claro, com um show de luzes especiais.

 

Experimente | Cartão-postal de Hong Kong, o sampan é um estilo antigo de barco com velas que imitam um “leque”. Aposte num passeio pela Victoria Bay!

 

Achados | Prove a cozinha Chiu Chow num dos mais antigos restaurantes do tipo, o Chiu Chow Chan Kan Kee. Um dos pratos mais pedidos é o Chiu Chow congee, uma espécie de creme de ostra. Outros pratos famosos são enguia no vapor, ganso e omelete de ostra frita.

Roteiros Sugeridos