Dicas Importantes


Documentos Necessários: Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses, com pelo menos 02 (duas) páginas em branco.

Vistos e vacinas: Brasileiros não necessitam de visto até 90 dias (turismo e/ou negócios). Necessário apresentar o CIV (Certificado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Localização: é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2.798 quilômetros de litoral. É uma democracia parlamentar, limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.

Idioma: A África do Sul tem 11 línguas oficiais – Isizulu 4%, Isixhosa 18%, Afrikaans 13%, Sepedi 9%, Inglês 8%, Setswana 8%, Sesotho 8%, Xitsonga 4%, Siswati 3%, Tshivenda 2%, Isindebele 2% (censo de 2001).

Moeda: Rand (ZAR).

Fuso Horário: +5 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião: Protestante 37%, Cristã Sionista 11%, Pentecostal/Carismática 8%, Metodista 7%, Igreja Reformada Holandesa 7%, Anglicana 4%, Católica 7%, Muçulmana 1%, outros Cristãos 36%. (censo de 2001).

Eletricidade: A voltagem na África do Sul varia de 220 a 230 V, com corrente alternativa de 50hz. A maioria das caixas de tomadas tem três pinos, mas as tomadas menores com dois pinos também são usadas. Adaptadores podem ser comprados, mas são difíceis de serem encontrados. Os hotéis geralmente têm adaptadores para os hóspedes. Mas se você puder levar um adaptador, melhor.

Gastronomia: Em todo o país a comida é muito saborosa, e se caracteriza pelos temperos exóticos, com muitos pratos feitos à base de curry. Os frutos do mar costumam ser usados, assim como as carnes de caça. Frutas e legumes também fazem parte da alimentação.

Nas grandes cidades há praticamente todo o tipo de comida disponível (inclusive as “globalizadas” cadeias de fast food), geralmente a preços são muito vantajosos. Os Vinhos são de excelente qualidade, os vinhos sul-africanos já são reconhecidos internacionalmente. Entre os mais procurados está o Pinotage, produzido por diversas vinícolas. Nas regiões produtoras, há várias vinícolas que organizam degustações para os viajantes. Outra bebida típica é a Amarula, um licor feito da Marula, uma fruta sul-africana bastante popular entre os estrangeiros.

Código de área: +27.